Tem como usar uma bateria estacionária no carro?

10/05/2019

Bateria Estacionária – As pessoas tem em mente e pensam, que quando se fala de baterias automotivas, qualquer uma ou outro tipo de bateria vai servir para os seus veículos. A bateria bem comum que faz a pessoa pensar dessa maneira é a do tipo de bateria estacionária. Enfim, é aceitável usar uma bateria estacionária em veículo comum?

Para entender mais sobre a bateria estacionária, é preciso saber um pouco da utilidade de cada tipo de bateria existente. A bateria automotiva serve para fornecer energia para todo o veículo automotivo. Isso porque ela é utilizada tanto para o bom funcionamento básico e de alguma segurança para o veículo, como por exemplo os freios abs, faróis, vidro elétrico, tanto quanto para o passatempo, como o equipamento de som do automóvel ou um simples carregamento de celular.

O que é bateria estacionária?

A bateria estacionária é um modelo de bateria que é produzida para acumular mais energia e fornecer mais carga aos seus equipamentos eletrônicos que de certa forma necessitam e que precisam desse suporte. É bastante natural ver essas baterias sendo utilizadas em centrais de empresas e residências que tenham o uso de nobreaks e alguns sistemas de alarme.

Portanto, enquanto o modelo de bateria automotiva já tem sua capacidade de energia para sustentar e aguentar os componentes do veículo, a do modelo estacionário pode acumular mais energia elétrica que só será acionada quando houver e ocorrer uma queda de energia.

Embora a bateria estacionária possa ter um tipo diferente de uma bateria convencional automotiva, é claro que é possível colocá-la em um determinado veículo. A principal recomendação é sempre utilizar como bateria de apoio para a bateria automotiva, sempre levando em conta que a bateria estacionária tem como ponto muito forte de pode ser carregada e descarregada por diversas vezes a mais que uma bateria automotiva.

As baterias estacionarias podem ser utilizadas para energizar o sistema automotivo do seu carro como exemplo. Portanto, evite usar como uma bateria principal para o carro. Pois, como a estacionária é feita para suportar uma carga diferente, pode algum dia te dar problemas de cabeça. Naquele momento em que você mais vai ter necessidade e precisa do seu carro. Outro ponto importante é que a bateria estacionária pode não ser compatível com seu veículo. Dessa maneira o carro não corre riscos de sofre qualquer tipo de pane ou danificação do seu sistema.

 

Como trabalha a Bateria Estacionária

A bateria estacionária, possui um tipo de tecnologia de separadores aonde o eletrólito permanece aprisionado em mantas de microfibra de vidro, diminuindo o efeito da estratificação do eletrólito, significando por completo e totalmente desenvolvida para aplicações estacionárias, aonde a bateria permanecerá sempre em local fixo e alocada em estantes ou gabinetes fixos

Carregamento da bateria estacionária

Muito diferente dos modelos de baterias automotivas, que são usadas por precárias horas no dia a dia e precisam ter um recarregamento rápido, as baterias estacionárias são desenvolvidas para trabalhar em recarga de modo sucessivo e permanente.

Esse tipo de recarga considerado continua, é chamado de carga de flutuação e ela tem como o principal objetivo de conservar a bateria sempre a seu total de carga totalmente pronta para ser aproveitada quando houver a sua necessidade. Portanto, os principais fabricantes mencionam uma tensão de flutuação, que pode modificar de fabricante para fabricante e deve ser sempre ajustada nos equipamentos aos qual essa bateria será instalada.

Modelos de baterias

Na maioria dos modelos de baterias estacionárias, podem ter a sua faixa de tensão de flutuação de 13,50 V a 13,80 V de variação. Como conselho, sempre que plausível é bom ajustar o tipo de tensão de flutuação para 13,65 V, assim dessa maneira a bateria permanecera operando de uma forma mais segura, mesmo podendo ocorrer pequenas e leves alterações na temperatura do seu ambiente.

Por fim, claramente podemos observar as principais altercações entre os dois modelos de bateria. Um modelo é feito designadamente para oferecer e dar partida em motores e manter continuamente a sua carga. O outro modelo é feito para ser utilizado por durante horas, da mesma maneira que as baterias de celulares etc.

Especificamente falando, não tem um por que um modelo bateria automotiva não trabalhar em um no-break. Isso porque ambas baterias são 12 Volts (Muita atenção neste momento:

Tem no mercado modelos de no-breaks que são de 12v, 24v, etc… podendo ser necessário usar grupos de baterias em série até alcançar a determinada tensão do equipamento). Entretanto, a sua vida útil sempre será pequena se chegar a comparar com o modelo estacionário.

Você vai acabar tendo uma falsa impressão de ficar protegido. Mas, na pura verdade suas baterias podem encontrar-se com poucos minutos de autonomia. Descobrir isto sempre nas horas que você mais necessita delas.

Os modelos estacionários por possuírem materiais mais nobres. Também são menos capazes a terem vazamentos da sua solução ácida e outros tipos de problemas. Aquisição de baterias estacionárias é a melhor opção de custo e benefício para sistemas UPS. Outro tipo de aplicação aonde você tem certeza que irá consumir mais de 10% da bateria.

11/04/2019 | Sem categoria Quanto tempo dura uma bateria para carro?
04/04/2019 | Dicas Baterias Carregador de bateria de carro
02/04/2019 | Dicas Baterias Tudo sobre baterias automotivas
22/03/2019 | Dicas Baterias Tipos de bateria
Agência Digital em BH Marketing Digital BH Agência de Marketing