Bateria de carro – como mudar?

18/04/2019

Nós sabemos que a bateria de carro não dura mais do que 5 anos. Se você perceber que seus faróis estão ficando mais fracos, ou se já se passaram de três a cinco anos desde que você trocou a bateria, pode ser hora de mudar. Você pode levar seu veículo para um especialista experiente e sobretudo confiável. Além disso, você pode tentar fazer o trabalho sozinho.

Portanto, fazer a trocar de uma bateria é um trabalho relativamente fácil na maioria dos carros e vans e pode ser feito com um mínimo de ferramentas.

Você precisa de uma nova bateria de carro?

Primeiro passo é se certificar sobretudo de que a bateria precisa ser trocada. Você não vai querer gastar dinheiro atoa trocando a bateria por uma nova bateria sem saber se o problema é com a própria bateria. Vamos considerar as três coisas:

Observe a bateria e veja se tem algum tipo acúmulo de resíduo branco ou azul ao redor dos terminais da bateria – remover isso às vezes pode resolver problemas com uma bateria defeituosa ou que não estejam sendo carregada de forma correta. Este resíduo pode advertir uma má vedação em volta dos terminais da bateria e está vazando o ácido para os terminais. Por favor, não toque neste pó com as mãos, pois pode conter ácido sulfúrico e ressecado que começará a queimar a pele.

Verifique se a bateria teve a chance de recarregar adequadamente, dirigindo constantemente por 30 minutos (com o mínimo de uso elétrico, incluindo o ar condicionado).

Finalmente, você deve conferir o alternador. Alguns carros têm um medidor de bateria, com o motor ligado, o alternador sustenta uma carga próxima a 13,8-14,2 volts em um sistema de carga. A bateria deve ter 12,4 – 12,8 volts com o motor desligado.

Portanto, coloque a bateria de carro nova de forma correta. Descubra primeiro o modelo de bateria que você está querendo trocar, as especificações, a marca do seu veículo e modelo. Muito importante isso porque existem diferentes fatores nas baterias automotivas, quanto ao tamanho, a capacidade e você tem que adquirir uma bateria que corresponda a dimensão da bandeja, do suporte do veículo.

Antes de remover a bateria

Escolha um lugar de trabalho seguro. Pare o veículo sempre em uma posição plana e nivelada a uma distância segura de outros veículos. Certificasse que o freio de mão esteja puxado.

Além disso, não fume perto e certifique-se de que outros fumantes próximos não fumem também. Lembre-se de que a eletricidade não é o único perigo; as baterias contêm uma solução de ácido sulfúrico, que é corrosiva, pode queimar sua pele ao contato e produz um gás de hidrogênio inflamável.

Remova a bateria velha

A bateria  de carro deve estar sobretudo localizada em uma parte acessível em ambos os lados do carro. A bateria é uma caixa com dois cabos conectados a ela. Alguns carros europeus têm a bateria embaixo do porta-malas ou dentro no porta-malas e alguns veículos podem ter a bateria localizada embaixo do banco traseiro.

Localize sobretudo os terminais positivo e negativo da bateria de carro. O terminal positivo apresentará um sinal de mais e geralmente é vermelho e o terminal negativo apresentará um sinal de menos e geralmente é preto.

Portanto, primeiro desligue o terminal negativo. Solte o polo do cabo negativo com uma chave de boca de 8 mm ou 10 mm. Se não estiverem identificados, identifique-os de forma que eles não se misturem (caso contrário, com uma ligação errada você poderá danificar todo o sistema elétrico do carro). É muito importante retirar sempre o terminal negativo antes do terminal positivo. Caso contrário, você pode originar um curto-circuito no terminal positivo em contando em uma parte aterrada do veículo.

Retire o terminal positivo, remova a bateria do carro. Solte o suporte da bateria e retire todos os parafusos ou barras que prendem a bateria. Retire cuidadosamente a bateria do carro. Lembre-se que uma bateria pode pesar alguns quilos.

Coloque a nova bateria.

Limpe sobretudo as braçadeiras do terminal e a bandeja da bateria. Você pode usar sobretudo uma solução de bicarbonato de sódio e uma escova. Se houver corrosão severa nas extremidades terminais ou nos cabos, considere reparar ou substituir por um mecânico. Caso contrário, deixe a área secar antes de passar para o próximo passo.

Coloque a nova bateria de carro onde você acabou de tirar a sua bateria antiga. Com os terminais positivo e negativo nos lados corretos. Conecte todos os parafusos que possam atrelar a bateria no lugar.
Conecte o terminal positivo, aperte o parafuso usando uma chave, depois passe a ligar o terminal negativo e também aperte o parafuso com a chave.

Feche o capô do seu carro e ligue. Examine sobretudo se todos os dispositivos eletrônicos estão funcionando corretamente.
Descartar adequadamente a bateria velha.

Descarte a bateria usada em garagens de serviço, lojas de suprimentos automotivos e centros de reciclagem. Pode haver uma pequena taxa pelo serviço, mas jogar a bateria fora como lixo normalmente não é uma opção.

No brasil, a maioria dos revendedores de baterias recolhem a bateria antiga.

 

Acesse nosso Facebook.

11/04/2019 | Sem categoria Quanto tempo dura uma bateria para carro?
04/04/2019 | Dicas Baterias Carregador de bateria de carro
02/04/2019 | Dicas Baterias Tudo sobre baterias automotivas
22/03/2019 | Dicas Baterias Tipos de bateria
Agência Digital em BH Marketing Digital BH Agência de Marketing