O que acontece se jogar bateria automotiva na natureza?

09/05/2019

Todos provavelmente sabem o que é uma bateria automotiva! Independente se é de carro ou não, tem algumas determinadas substâncias químicas que auxiliam no procedimento de transmissão de energia para todo o veículo.

Continuamente temos aquela dúvida de um assunto básico e bastante importante. Por que não podemos descartar as baterias na natureza?

Vamos tentar falar mais o que exatamente acontece e quanto tempo leva para a natureza decompor todo o material da bateria.

A sua bateria automotiva, apesar de já gasta, ainda possuem elementos químicos prejudiciais ao meio ambiente, então recomendados sempre fazer a troca e nunca jogar em qualquer lugar.

A não preocupação na hora do descarte das baterias pode resultar em milhares de complicações, desde contaminação do solo e da água, até em muitas doenças que podem afetar quem entrar em contato com este local onde esses materiais foram descartados totalmente incorretos.

 

Tempo de decomposição da bateria automotiva

Começando a falar do tempo de decomposição. As pilhas comuns que encontramos em controles remotos por exemplo, por si só, podem durar centenas de anos, entre o período de 100 e 500 anos, difícil acreditar ne, em uma única pilha!

Agora em falando de uma bateria automotiva, por exemplo, não se consegue ter um tempo, pois é infinito. Portanto, se você jogar incorretamente sua bateria em um lugar qualquer, não importa o ambiente que seja, ela nunca vai desaparecer.

Tudo isso pelo simples fato de conter metal pesado na composição da bateria. A bateria automotiva, ainda que ela seja bem usada, ainda possui muitos elementos químicos que podem prejudicar todo o nosso meio ambiente, então recomendados sempre realizar a troca e nunca jogar a bateria em qualquer.

Qual maior problema de descartar a bateria automotiva na natureza?

O maior problema de descartar incorretamente uma bateria, é a grande contaminação que ela pode acabar provocando. Jogando a bateria no meio ambiente, contaminará tudo em volta de onde foi largada, exatamente por ter muitos materiais químicos e muito tóxicos que, com o passar do tempo, vai sendo absorvida pela própria natureza.

Dessa maneira a terra contaminada, acaba chegando de uma maneira até os animais. Mais tarde acaba de uma maneira chegando até na carne que nós comemos no dia-a-dia. Mesmo que as empresas tentem garantir a qualidade do produto isso pode não acontecer. Pode acontecer falhas e um pedaço desse pode passar com esse alimento impróprio para o consumo.

Temos que descartar a bateria no ambiente certo! A maioria das lojas de bateria pegam a sua usada com um desconto na nova. Assim, você economiza seu dinheiro e ajuda o meio ambiente.

Assim que essas baterias chegam nas lojas, são levadas e encaminhadas para os seus fabricantes, onde eles vão ficar encarregados de dar um destino final para elas.

Reciclagem da bateria automotiva

Grande parte desse material da bateria velha ainda pode ser reciclado, como exemplo:

  • o chumbo;
  • o material que reveste a sucata é reciclado também.

Com isso evita que a fabricante tenha que comprar esse tipo de material direto das mineradoras, para a fabricação de novas baterias. O líquido químico que resta será eliminado para não contaminar ninguém e nem a natureza.

Além disso, não prejudica o meio ambiente, pula diversas etapas de fabricação. Assim, dessa maneira evitando uma contaminação do solo ou de algum ser vivo que possa ingerir esse material.

De uma maneira geral, essa economia acaba indo para você, que também contribui para o futuro do nosso planeta.

 

Conscientização

O grande perigo desse tipo de descarte, das baterias em qualquer lugar, é sobretudo ser amassadas ou acabar estourando. Além disso, o líquido tóxico que contem dentro de seu interior pode vazar.

Esse tipo de substância pode se acumular na natureza com muita facilidade. Por não ser uma substância biodegradável, significa que não se decompõe com o tempo. Com isso, pode acabar por contaminar o solo e o que entrar em contato com ela.

Práticas muito comuns podem ajudar a aumentar a vida útil das baterias. Uma delas é nunca deixar elas expostos ao um calor extremamente forte. Isso evita e muito o vazamento de seu líquido.

 

Além disso, você pode acessar nosso Facebook

11/04/2019 | Sem categoria Quanto tempo dura uma bateria para carro?
04/04/2019 | Dicas Baterias Carregador de bateria de carro
02/04/2019 | Dicas Baterias Tudo sobre baterias automotivas
22/03/2019 | Dicas Baterias Tipos de bateria
Agência Digital em BH Marketing Digital BH Agência de Marketing